O Contexto

        O Brasil tem uma grande abundância de recursos hídricos, ele é o maior país em disponibilidade de água doce do Mundo, apesar disso sabe-se da situação da qualidade e da quantidade de nossas águas. Superexploração, falta de cuidado com os mananciais, escassez, poluição, desmatamento e desperdício são apenas alguns dos fatores que demonstram a questão.

       Neste contexto, a existência de projetos de Educação Ambiental (EA) é muito importante, o que é reconhecido também a nível de Políticas Públicas. Atualmente 10% da verba arrecada pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Comitê de bacia do Tietê Jacaré já vai para projetos de Educação Ambiental da Bacia.

       Segundo I Encontro das Câmeras Técnicas de Educação Ambiental do Estado de SP, se faz necessário que os projetos de Educação Ambiental estejam de acordo com os problemas e demandas ambientais das Bacias Hidrográficas, para que estes sejam realmente eficazes e consigam promover mudanças reais nas Bacias.

          O PDEA­TJ vem neste contexto, auxiliar o norteamento dos projetos de Educação Ambiental na Bacia Hidrográfica do Tiete­-Jacaré. Isto acontecerá por meio de um trabalho de Planejamento Ambiental, que envolverá as seguintes atividades: Inventário e Diagnóstico dos projetos e ações de EA, bem como de suas formas de comunicação/divulgação; Rodas de Conversa e visitas aos 34 municípios da Bacia; Fóruns de debate do Plano nos quatro maiores municípios da bacia (com disponibilização de transporte para os demais municípios) e publicação final do PDEA­TJ, com diretrizes, prioridades e critérios para os projetos de EA na Bacia do Tietê Jacaré. Todo material produzido será disponibilizado no site do projeto, que será alimentado durante todo o processo de elaboração do PDEA­TJ, no site haverá ainda espaço para contribuições e fóruns online.

          Espera­-se que este projeto possa servir de exemplo para outras Bacias Hidrográficas que ainda não realizaram o seu Plano Diretor de Educação Ambiental. Busca-se também  ampliar e contribuir com o debate sobre os critérios e diretrizes dos projetos de Educação Ambiental nos Comitês de Bacias Hidrográficas, nas Câmeras Técnicas de EA, bem como na Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria de Meio ambiente do Estado de SP.