Material de Apoio

MATERIAIS DE APOIO

♦    Material Didático em Educação Ambiental na Bacia Hidrográfica do Tietẽ-Jacarê; Instituto Pró Terra: Águas e Paisagens Educativas da Bacia do Tietê- Jacaré.

♦     Educomunicação. Comunicação e Educação Ambiental; Ministério do Meio Ambiente: Material de Educomunicação do MMA.

♦     Plano Diretor de Educação Ambiental do comitê de Bacia Ribeira de Iguape e Litoral Sul; IDESC, CBH-RB e FEHIDRO: Plano Diretor de Educação Ambiental Vale do Ribeira.

♦      Resolução CONAMA 422, de Março de 2010 -Estabelece diretrizes para as campanhas, ações e projetos de Educação Ambiental, conforme a Política Nacional de Meio Ambiente; Brasil: Resolução CONAMA e Educação Ambiental.

♦  Relatório de Situação da Bacia Hidrográfica do Tietê Jacaré 2015, UGRHI 13; CBH-TJ: Relatório Situação 2015, CBH-TJ.

♦    Orientação para Educação Ambiental nas bacias hidrográficas do Estado de SP.  Origem e caminhos da REPEA – Rede Paulista de Educação Ambiental , 2005. Orientação para EA nas bacias – SP.

♦    Almanaque Cultural – História, preservação e cultura de Brotas-SP. Realização: Secretaria de Agricultura, Sindicato Rural, SENAR. Apoio: Secretaria de Turismo e Diretoria de Cultura.  Almanaque Cultural de Brotas.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARNSTEIN, S. R. A Ladder of Citizen Participation JAIP, Vol. 35, no. 4, July 1969, pp. 216­224.

BRASIL. Lei no 9433, de Janeiro de 1997. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamenta o inciso XIX do artigo 21 da Constituição Federal, e altera o artigo 10 da Lei no 8001, de 13 de março de 1990. Art. 38, inciso I. Brasília­DF

BRASIL. Lei no 9795, de 27 de Abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Presidência da República, Casa Civil. Brasília­DF, 1999.

BRASIL. 2014, Programa Nacional de Educação Ambiental, por um Brasil Sustentável proNEA,

Marcos Legais e Normativos. Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental (DEA). Ministérios da Educação. Coordenação Geral da Educação Ambiental. 4ª Edição, Brasília­DF, 2014.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente, Educomunicação Socioambiental: comunicação popular e educação. Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental. Programa Nacional de Educação Ambiental. Brasília­DF, 2008.

FREIRE, P. Extensão ou Comunicação. Rio de janeiro: Paz e Terra, 2010.

OLIVEIRA, M. W.; JUNIOR, D. R.; SILVA, D. V. C.; SOUSA, F. R.; VASCONCELOS, V. O. Pesquisando processos educativos em práticas sociais: reflexões e proposições teórico­metodológicas. In: Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. 2014. pp. 113­141.

SÃO PAULO. 2005, Orientação para Educação Ambiental: nas Bacias Hidrográficas do Estado de São Paulo. Origens e caminhos da REPEA (Rede Paulista de Educação Ambiental). Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental 5 Elementos, Imprensa Oficial. São Paulo ­ SP, 2005.

SANTOS, R. F. Planejamento Ambiental: teoria e prática. São Paulo, Oficina de textos, 2004.

SÃO PAULO. 2012, Plano Estadual de Recursos Hídricos, ​​PERH 2012­2015 ­ Relatório de​Acompanhamento. Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos. Coordenadoria de Recursos Hídricos. São Paulo­SP. 2012. Em <http://www.sigrh.sp.gov.br/planoestadualderecursoshidricos>.​ Acesso: 10/Dezembro/2015.

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS (SIGRHI). 2015, Apresentação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê­Jacaré. Disponível em:​<http://www.sigrh.sp.gov.br/cbhtj/apresentacao>. Acesso: 10/Dezembro/2015.