Etapas do Projeto

          O Plano Diretor de Educação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Tietê Jacaré será desenvolvido em 3 etapas, segundo a metodologia de Santos (2004), que são: pesquisa, análise e síntese. No início, será realizado um ​inventário das ações e projetos de Educação Ambiental da Bacia do Tietê-Jacaré. Posteriormente, estes dados serão analisados e com isso produzido um​ diagnóstico com mapas e informações da situação da Educação Ambiental da Bacia.

          Por fim na etapa de síntese​, será produzida uma primeira versão do Plano Diretor de EA, contendo as diretrizes para os projetos de educação ambiental na bacia e um plano de ação para executá-las. Neste momento haverá também a proposição de novos critérios de pontuação para os projetos de EA, enviados ao Comitê da Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré (CBH­TJ), visando a melhoria na qualidade dos mesmos.

           Para maior participação no desenvolvimento do Plano Diretor, na etapa de Inventário os 34 municípios da Bacia serão visitados. Neste momento ocorrerão Rodas de Conversa com atores de educação ambiental, agentes públicos, instituições de ensino, trabalhadores rurais e demais interessados.

          Os dados coletados nessa etapa servirão de base para a produção de um Diagnóstico que apresentará o cenário da bacia por meio de mapas temáticos que relacionam as áreas das sub-bacias com os projetos de EA e as formas de comunicação e divulgação adotadas.

      A partir desse material, será elaborado uma prévia do Plano Diretor que será apresentado em quatro Fóruns realizados nos seguintes municípios: Araraquara, Bauru, Jaú e São Carlos.

          Os Fóruns serão momentos de troca e participação onde os resultados do Diagnóstico serão apresentados e debatidos. As propostas de diretrizes de Educação Ambiental para a Bacia, bem como os critérios de aprovação de projetos da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT­EA) do CBH­TJ, serão discutidos e validados ​juntamente com os presentes.

 Metas